• THACO. A&A

SAIBA COMO MONTAR O QUARTO DO SEU FILHO NA IDADE CERTA


Você vai ter filhos(as)? Ou se já tem, qual a idade dele(a)? Será que o quarto está ideal para o melhor desenvolvimento que a idade dele (a) exige?

Neste post, vou mostrar um pouquinho sobre as fases da criança e o melhor quarto para ele, segundo o livro Arquitetura de interiores e decoração: A arte de viver bem, da Clarice Macuso.

Fonte: autora

O mobiliário infantil vem sendo desenvolvido cada vez mais pensado na segurança e desenvolvimento motor e criativo da criança. Também, projetos com processo sustentável através da possibilidade de um consumo menor e aproveitamento do móvel nas diferentes idades.

Surgem mobiliários funcionais e dinâmicos, como por exemplo, a cadeira alta Tripp Trapp, da noruega Stokke, a qual tem possibilidade de alturas para cada idade, customização e acessórios complementares adequando à cada tipo de uso.

Cadeira Tripp Trapp, idades e ergonomia. Fonte: Site .stokke.com

Além de atender as várias idades, a empresa possibilita ao consumidor escolher várias cores e tecidos, possibilitando atender cada perfil e espaço de consumidor. Tudo isso traz a possibilidade de independência para a manipulação deles de acordo com sua idade e até mesmo na vida útil do mesmo.

Cadeira Tripp Trapp, customização de tecido e cores. Fonte: Site stokke.com

Podemos categorizar os mobiliários de acordo com a idade. Segundo Clarice Mancuso, descreve quatro fases:

Primeira Fase: 1 ano de idade

Aos quais necessita de berço com móbile, cômoda, trocador, poltrona de amamentação e até uma banheira.

Exemplo de mobiliário em dormitório na primeira fase:

Fonte: www.natocadesign.com.br

Segunda fase: 1 a 3 anos:

Nesta fase sugere grade de proteção para o inicio do uso da cama, e materiais que estimule a atenção da criança, além de espaço livre para brincadeiras, pede o acréscimo nessa idade de roupeiro, estantes pequenas, baús (ou caixas para guardar brinquedo), mesa com cadeiras do tamanho ideal.

Exemplo de mobiliário em dormitório na segunda fase:

Fonte: www.natocadesign.com.br

Terceira fase: de 3 a 7 anos.

Aqui além dos móveis da segunda fase, há a introdução de brinquedos, cama encostada na parede, quadro negro, teatro de marionete, e sinais de organização na temática que já pode ser escolhido pela criança.

Exemplo de mobiliário em dormitório na terceira fase

Fonte: www.natocadesign.com.br

Quarta e última fase: 7 a 12 anos

Idade ótima para ser estimulado a coleções para embelezamento do quarto, a escrivaninha torna-se o móvel principal e o computador parte integrante do dormitório, além de livros com livre acesso, quadro de notas e a troca de cama para bi-cama, afim de receber amigos.

Exemplo de mobiliário em dormitório na quarta fase

Fonte: www.natocadesign.com.br

Como você pode notar, além de decorador, nessa etapa você precisa ser psicólogo e pedagogo, enfim, conhecer as diferentes fases do desenvolvimento infantil para poder colocar dentro de sua decoração os objetivos e, de maneira estética, fazer com que as etapas sejam harmoniosamente cumpridas (MANCUSO, 2013, p.42).

E aí, gostaram? Espero que sim! Logo logo falarei sobre este mesmo tema aplicado ao método montessoriano, não vai perder, tá?

E aqui em baixo vou deixar a dica de onde ver mais referências legais de dormitórios e de decoração, Beijos.

Livro:

MANCUSO, Clarice. Arquitetura de interiores e decoração: A arte de viver bem. 9ª Edição. Porto Alegre, Sulina, 2013.

Imagens:

www.natocadesign.com.br

Thais Costa é arquiteta fundadora da THACO. e coordenadora de projetos, além de arquiteta e design da cidade de Piracicaba. Para entrar em contato com ela CLIQUE AQUI.

#quartosinfantis #dormitorio infantil #idadesdecriança #universoinfantil #natocadesign #designinfantil #projetodedorm #mancuso #TrippTrapp #Stokke

#Quartosinfantisdormitorioinfantilmobiliário

46 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing