• THACO. A&A

14 IDÉIAS PARA VOCÊ ORGANIZAR O QUARTO DO SEU FILHO


E aproveitando o dia das crianças esta semana, nosso novo post será sobre a organização de quarto infantil! 4 Dicas e 14 idéias para você organizar de uma vez por todas a bagunça da criançada!

O principal conceito que procuro utilizar como organizer e arquiteta, é sempre propor um ambiente onde a criança cresça, evolua, aprenda e principalmente desenvolva sua criatividade, autonomia e independência.

Dentro do conceito onde a criança se desenvolve e deixa de depender dos pais para todas suas atividades, como por exemplo, escolher o brinquedo que irá brincar, ou trocar de brinquedo na hora que desejar, ou até escolher a roupa ou sapato que irá sair, desenvolveu-se o conceito de quartos montessorianos (onde podemos escrever sobre este assunto em um próximo post), porém o conceito de organização são basicamente os mesmos, ambos baseiam-se no desenvolvimento e evolução pessoal da criança.

Aqui vão algumas dicas de organização e espaço, para que você possa estar sempre com o quarto organizado e sempre estimulando e ensinando a criança a brincar e manter as coisas organizadas.

DICA #1: ORGANIZAR OBJETOS POR CORES

Pode-se desenvolver uma regra juntamente com a criança onde cada cor representa um “setor” dentro do quarto. Por exemplo, as caixas e paredes em vermelhos são itens da escola, as cores em verde são os brinquedos, cores em amarelo são as roupas e sapatos. Isso faz com que o quarto seja mais colorido e a criança desenvolva sua criatividade.

DICA #2: ORGANIZAR DE FORMA DIDÁTICA

Manter alguns itens rotineiros onde a criança deve sempre se lembrar para manter a organização do quarto. De maneira didática e simples, a criança aprende a manter seu quarto organizado brincando – um exemplo é o quadro abaixo, onde temos alguns itens que sempre devem ser organizados: com o papel aberto a atividade deve ser executada, assim que fechar o papel é porque a atividade já foi executada.

DICA #3 : ESCOLHA E ORGANIZAÇÃO DOS MÓVEIS

Alguns móveis são estratégicos na organização e funções de um dormitório, e cada um deles pode ser organizado também de forma que facilite o uso e otimize o tempo dos pequenos.

Cama baú – é uma boa forma de organização dentro do quarto infantil – onde as peças que usam menos e que a criança pode ter menos acesso, por exemplo as roupas de cama ou malas de viagem, podem ficar guardadas na cama baú, para reservar os demais espaços para itens que a criança tem mais contato. E ainda, se possível, pode-se colocar alguns nichos para guardar os brinquedos da criança.

Baú de brinquedos – ótima opção para brinquedos que sempre ficam espalhados pela casa. Este recurso para guardar os brinquedos faz com que a criança consiga ter acesso a todo eles de maneira rápida, ou seja, eles não precisam ter tampa. Lembrando sempre que nos baús devem estar os brinquedos maiores, pois os menores podem se perder dentro do baú e serem mais difíceis de serem acessados. E ainda o melhor, podemos fazer este baú com caixas de feira reutilizáveis e vários outras alternativas, vai depender de sua criatividade e do conceito temático do quarto.

Estante de brinquedos – também é uma ótima opção para organização, onde os brinquedos estarão sempre a vista da criança. Uma solução é colocar brinquedos nas caixas organizadoras transparentes, para que a criança continue tendo a visão de tudo o que está guardado na estante. Para brinquedos maiores, caixas grandes; brinquedos menores, caixas pequenas. Sempre etiquetar as caixas e as etiquetas podem estar nas cores pré-determinadas pelas crianças, sempre separando por tipologia de caixas.

Escrivaninha – espaço reservado para a criança estudar. Ela deve sempre estar limpa e com poucos objetos em cima, preferencialmente apenas uma luminária e o restante dos objetos guardados na gaveta. Se possível, a escrivaninha deve estar afastada da área de brinquedos, para que a criança entenda que cada espaço tem sua função dentro de seu quarto.

Ainda sobre a escrivaninha, vale a dica:

Luminária – deve ser sempre uma lâmpada de cor fria evitando o risco da criança da criança se machucar com uma lâmpada quente (além de esquentar mais o ambiente); e preferencialmente em LED, que garante a melhor iluminação da bancada de estudo e o LED tem uma durabilidade muito maior que as lâmpadas tradicionais.

Gaveta - na gaveta da escrivaninha, trabalhar com divisórias para lápis, canetinhas, régua e demais objetos, para que tudo sempre possa estar muito bem organizado.

Estante de livros / revisteiro – deixar sempre os livros visíveis e ao alcance da criança. Para que assim estimule a curiosidade e vontade de leitura. Sempre lembrando de fazer o rodizio para os livros mais próximos da criança, para que ela sempre tenha novidade na prateleira de livros.

Guarda-roupa marcenaria – espaço onde a criança poderá escolher sua própria opção de roupa ou sapato – não precisa deixar todo o armário ao alcance da criança, mesmo porque talvez não haverá espaço para todas peças ao seu alcance - porém pode-se deixar apenas algumas peças e ir trocando ao longo do tempo, para que ela também não enjoe.

Cômoda de bebês – para as mamães de primeira viagem sempre organizar a cômoda trocador com fraldas, lenços umedecidos, pomadas e afins na primeira gaveta, para sempre estar ao alcance de uma das mãos e a outra mão sempre no bebê deitado no trocador.

DICA #4: PAREDES ORGANIZADAS DE FORMA DIFERENCIADA

Parede lúdica – organizar uma parede onde a criança poderá soltar sua criatividade, sendo com giz ou lápis de cor colorido em um rolo de papel, também fixado na parede. Esta parede é muito interessante em qualquer idade da criança, desde quando ela começa a entender sobre o conceito de cores, até o desenvolvimento de sua criatividade ou quem sabe futuramente desenhos técnicos e artísticos.

Parede magnética – esta é uma ideia muito simples e de um resultado fantástico na fase onde a criança está aprendendo a ler, aprendendo as letras e a formar palavras. De maneira simples a criança tem acesso a todo o vocabulário ao alcance de suas mãos, sem precisar de lápis e papel, podendo unir letras e palavras a todo momento.

Ganchos de parede – caso falte espaço nos armários, os ganchos de parede são uma ótima opção para itens grandes e usados com frequência, como por exemplo: a mochila da escola, boné, a bolsinha feminina entre outros itens que podem ser pendurados. Lembrando que os ganchos podem ser trabalhado com as cores definidas anteriormente junto à criança.

Espero que tenham gostado do nosso post! Podem nos enviar sugestões e comentários sobre este tema! Até a próxima!

Priscila Sotto é a arquiteta organizer da THACO., se você quiser organizar o espaço de seu filho ou qualquer outra da casa ou seu comércio, entre em contato com ela clicando AQUI! Temos certeza que seu espaço ficará organizado!

*Todas as imagens foram retiras do Pinterest*

#organizerorganizaçãodormitorioinfantilunive #organização #PersonalOrganizer #organizer #criança #dormitórioinfantil

41 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing