• Débora Vitti

JARDIM PEQUENO: Como Decorar com Plantas.

Atualizado: 1 de Out de 2019


Muitas pessoas acreditam que ter plantas dentro de casa é uma oportunidade para poucos, que é necessário ter um local grande e aberto. É aí que você se engana! Existem várias espécies que podemos cultivar em ambientes fechados e com formas de plantio que ocupem um espaço pequeno e promovam vida e cor para nosso ambiente. Além de alegrarem aquele cantinho vazio, a decoração com plantas é uma excelente forma de realçar o ambiente, proporcionar uma relação maior com a natureza e sua ação purificadora (conforme já falamos em um post anterior) e transmitir aconchego e capricho para todos que passam ou frequentam o ambiente.

Todo cantinho pequeno pode ganhar uma plantinha! O que devemos nos atentar é a espécie a ser usada para cada tipo de insolação e para cada dimensão de vaso. Outra questão muito importante a ser considerada é o gosto pessoal de cada um, já que o paisagismo está diretamente ligado com a afinidade e conexão daqueles que vão desfrutar do ambiente com as plantas, cores e cheiros que serão usadas.

Fonte: Casinha Arrumada

Mas afinal...

...como eu posso ter meu jardim em casa ou decorar meu apartamento pequeno com plantas? A solução é até um pouco óbvia, usando vasos e plantas adequados com seu ambiente. E quais as plantas adequadas para meu ambiente? A THACO. PAISAGISMO, a partir de um estudo de insolação e preferências pessoas de cada cliente, pode definir aquelas espécies que vão ficar ótimas na sua casa ou comércio e que desperte a satisfação de olhar para seu ambiente todo dia!

Por exemplo, para aquelas quinas de parede, porque não entrar com um vaso menos robusto e uma planta mais delicada?! Eles vão trazer um charme para o ambiente, uma cor e até um cheiro dependendo da espécie. E é aí que entra a parte do paisagista... Mas Débora, que vaso e que planta eu vou usar? Pois é! O vaso pode ser de cerâmica, de vidro, de cimento, pode ser usado um cachepot sobre um vaso não ornamental, depende muito do gosto de cada um, do design de interiores e da vegetação que será escolhida. E as plantas? Nem se fala nas possibilidades.

Vamos pensar assim, não existe uma receita de bolo, mas é possível ter uma visão geral do que ficaria legal em seu cantinho. Em áreas onde não bate diretamente a luz solar, nós podemos entrar com plantas do gênero Calathea e Philodendron, com folhas largas e manchadas que dão um diferencial bem legal.

Fonte: Bakker

Os Antúrios também vão super bem em sombra e já apresenta uma coloração em suas flores.

Fonte: Bakker

As diferentes espécies de Árvore da Felicidade, que não são de grande porte e já atende ao gosto daqueles que preferem uma planta mais robusta, além de seu misticismo e superstição, são lindas e delicadas.

Fonte: Casa e Jardim

A Pata-de-Elefante também pode ser usada dentro de casa em vasos, na sombra ou no sol. Ela exige uma dimensão mínima de vaso para sua sobrevivência, mas quando delimitada, seu crescimento é estagnado.

Fonte: vtwonen

Já para quem gosta de folhagens mais afinadas e deseja trazer proteção para sua casa (simbolicamente), a Espada de São Jorge é uma espécie super conhecida e quem tem uma elegância indiscutível. Só não se esqueça, é uma planta tóxica!

Fonte: Limaonagua

Agora se você tem um espacinho pequeno sobrando perto daquela janela que entra uma boa quantidade de luz, as plantas de sol pleno são as mais indicadas para você! O Fórmio é uma espécie com folhagem laminar, que quando direcionado para vaso, tem seu crescimento minimizado.

Fonte: Flickr

Uma variação da Espada, a Lança de São Jorge, é uma planta com uma folhagem singular, sendo cilíndrica e carnosa desde sua base. Muito elegante para qualquer ambiente!

Fonte: Casa e Jardim

E claro que não poderia faltar as palmeiras. A Ráfia é uma espécie que já estamos familiarizados e se comporta muito bem naquele espaço pequeno, e com a vantagem de ir bem a sol pleno e a meia sombra.

Fonte: Naturarti

Os cactos também podem ser usados dentro de casa, desde que recebam muita luz ou sol diretamente. Outro cuidado que deve ser tomado, pelo espaço pequeno, ele deve ser posicionado em um local onde os espinhos não possam machucar nenhuma pessoa ou animal.

Fonte: Arquitrecos

Outra forma de usarmos do paisagismo em ambientes pequenos, é com vasos decorativos de mesa. Plantas como o Clorofito, a Iresine, a Espadinha de São Jorge, a Amarílis com flores encantadoras, as Bromélias que são bem conhecidas e muito bem-vindas, as Begônias que apresentam uma variedade de cores, bem como as Gerberas com flores lindas, podem ser usadas em vasinhos em cima da mesa, do aparador, algumas suspensas em uma varandinha, todas com suas particularidades e elegâncias.

Fonte: Bromelia.info

Fonte: Limaonagua

Os bonsais são um ótimo jeito de trazer a natureza para dentro de casa de forma diminuta. Além de serem miniaturas de árvores, eles são sofisticados e funcionam como terapia para muitas pessoas. Pelo tamanho reduzido, eles exigem uma dedicação maior, mas o resultado é compensador. Aaah, e a grande maioria exige luz solar direta!

Fonte: Aprenda Cultivar

Tirando um pouco o foco de decoração com plantas apoiadas em superfície, uma ideia excelente para ambientes pequenos é o uso de suportes na parede. Painéis em madeira e/ou ferro são uma ótima forma de trazer plantas para o ambiente interno, sem ocupar muito espaço. Podem ser usadas no corredor, na varanda, atrás de um móvel e com diferentes dimensões. Os vasinhos podem ser de cerâmica coloridos, de barro, polietileno e até fibra de coco, amarrados no painel e fixados na parede. Para espaços muito reduzidos, é possível colocar a estrutura em uma altura considerável para evitar atrapalhar a circulação.

Fonte: Pinterest

Fonte: Casa de Valentina

Fonte: Pinterest

Para quem gosta de horta, esses painéis são uma ótima solução. Vasinhos suspensos ou apoiados no peitoril vão muito bem!

Fonte: Casa Vogue

Aaah, e tem mais! Espaços embaixo de escadas, de aparadores e mesas de canto, de estantes, no lugar do espaço do chuveiro que não esta sendo mais usado, em cima daquela casinha de gás, podem receber um jardim pequeno incrível ou até uma composição com vasos.

Fonte: Behance

Fonte: Casa e Jardim

Sempre podemos incrementar algum elemento natural em nosso cotidiano. As plantas são indispensáveis para a continuidade da vida, então porque não serem indispensáveis em nossas casas, trabalho e no dia a dia?! O paisagismo busca não só trazer beleza e cor para o ambiente, mas também, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de todos. Só não se esqueça, plantas em vasos reduzidos e dentro de casa demandam um pouco mais de cuidado e manutenção. Um bom adubo, irrigação regular e arejamento do solo são considerações que você deve se atentar!

A THACO. PAISAGISMO se preocupa com você e sua família e como podemos deixar a rotina mais leve e linda! Conheça mais do nosso trabalho e o que podemos fazer por você.

Débora Vitti é arquiteta e paisagista da THACO. PAISAGISMO. Para entrar em contato e saber mais, CLIQUE AQUI.

#paisagismo #plantas #plantaemcasa #plantaambientepequeno #ambientepequeno #plantaapartamento #vegetação #vegetaçãoemcasa #vegetaçãodentrodecasa #plantadentrodecasa #bemestar #harmonia #decoraçãocomplantas #decoração

31 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing