• Débora Vitti

JARDIM DE INVERNO: Dicas e Inspiração + 50 Fotos

Atualizado: 1 de Out de 2019


Você sabia que qualquer cantinho da sua casa pode receber plantas e virar um jardim de inverno?! Este modelo de jardim surgiu dos países de clima frio onde as pessoas queriam ter plantas dentro de casa independente da temperatura. Com o tempo, ele se propagou como um jardim interno e hoje existem diversas formas de trazer a natureza para dentro da sua casa!

Com algumas dicas, lindas inspirações e um pouquinho de criatividade, você consegue criar um ambiente aconchegante e harmonioso para sua casa e claro, ter todas as vantagens das plantas dentro de casa (para saber mais, confira a nossa matéria clicando AQUI!)

Fonte: Site de Beleza e Moda.

Fonte: Salva Brani.

Fonte: Lus Home.

Fonte: Epoch Times.

Fonte: Arquitetura e Construção.

Fonte: Casa Três Chic.

Fonte: Casa Cor.

Fonte: AD.

O Espaço.

Aproveitar aquele ambiente pequeno da casa ou a varanda do apartamento para criar um espaço de contemplação e um local para tomar o café da manhã e da tarde, cercado de plantas e cores, pode mudar significativamente a forma como você encara seu dia e sua rotina.

Desconectar do estresse diário é fundamental para uma melhor qualidade de vida e, ambientes cercados de vida auxiliam muito nesse relaxamento.

Aposte em Hera, Lirio-da-Paz, Espada de São Jorge, Palmeira Ráfia ou Begônia para purificar o ambiente!

Fonte: Tua Casa.

Fonte: Na Toca Design.

Fonte: Histórias de Casa.

Fonte: Decor Fácil.

Fonte: Casa e Jardim.

O Corredor.

Sim, a circulação pode fazer parte do jardim e criar um efeito incrível quebrando aquela monotonia de corredor. Vasos, tripés, um banco decorado, plantas aéreas, tudo pode fazer parte da composição.

Um cuidado para se tomar nesses ambientes é a escolha de plantas que não tenham um crescimento demasiado que ocupem o espaço da passagem e espécies que não possuem espinhos para não machucar ou rasgar a roupa de quem estiver passando.

Lança de São Jorge, Antúrio, Camedórea-Elegante, Peperomia, Lavandas ou Fórmio Rubro são espécies que não possuem crescimento horizontal tão grande e funcionam super bem nesse espaço.

Fonte: Pinterest.

Fonte: One Kindesign.

Fonte: Instagram.

Fonte: Mural do Artesanato.

Fonte: Decor Fácil.

Fonte: Elenara Leitão.

A Escada.

Para quem mora sobrado, sabe o quanto a escada ocupa espaço do ambiente, e pior, cria um vazio que muitas vezes acaba se tornando inutilizado. E por que não virar jardim?!

Pode ser um recorte no piso com seixos ou cascas de pinus ou uma composição com vasos, bacias e plantas aéreas, de qualquer forma, um jardim na escada muda completamente o ambiente.

As plantas aqui nesse caso podem até ser maiores e mais espaçosas. A Palmeira Leque, Bambu Mosso, canteiros com Filodendros, Pacová, Ciclânto, várias espécies se adaptam a este local, só depende do espaço disponível para crescimento.

Fonte: Pinterest.

Fonte: Pietre Colorate.

Fonte: Instagram.

Fonte: Instagram.

Fonte: Homify.

Fonte: Decorar Se.

Fonte: Decor Fácil.

Fonte: Arch Daily.

O Cantinho Sem Uso

Um vazio entre as portas, um box inutilizado, um tanque sem uso, uma parede branca atrás da bancada, estantes, qualquer local pode se tornar um jardim interno. Usar vasinhos, as plantas aéreas, kokedamas ou suportes de parede são ótimas soluções para não ocupar muito espaço e trazer a natureza para dentro de casa.

O Clorofito, as orquídeas, samambaias, a Tillandsia são opções que se dão bem em ambientes interno e não ocupam muito espaço útil.

Fonte: The Meme Economy.

Fonte: Rover Ebay.

Fonte: Lonny Magazine.

Fonte: Ideias Decor.

Fonte: Growing Spaces.

Fonte: DIY Decor.

Fonte: Archivo Diário.

Fonte: Decoração 24.

Urban Jungle

A “Floresta Urbana” tomou conta da decoração de interiores! Para os amantes de plantas, trazer uma “floresta” para dentro de casa é uma solução incrível e torna-se parte da decoração da casa.

As plantas aéreas ou as pendentes ocupam o espaço verticalmente sem necessidade de usar espécies com grandes folhagens, enquanto os vasos fazem a composição no piso. Essa solução é possível ser feita em vários ambientes da casa, na sala de estar, na sacada do apartamento, no banheiro e até no quarto.

A Jiboia, Dinheiro-em-Penca, a Avenca, Cacto-Macarrão, a Trapoeraba são ótimas opções de plantas pendentes e podem ser compostas com a Alocácia, o Asplênio, a Calathea, o Ficus Lyrata no piso.

Fonte: Pinterest.

Fonte: Original Home.

Fonte: Instagram.

Fonte: I Casei.

Calma que ainda não acabou...

O jardim de inverno pode ser feito como um rasgo no piso e, neste caso, é necessário a impermeabilização do solo e deixar um rebaixo no nível ou uma borda para a água não invadir o ambiente. Complemente com seixos ou casca de pinus para um melhor acabamento e para ajudar no escoamento da água. No caso de fazer a composição com vasos direto no piso, brinque com os tamanhos, cores e diâmetros; e lembre-se de usar rodízios para não acumular água na parte inferior do vaso e para facilitar na limpeza.

E porque não entrar com uma iluminação para valorizar ainda mais as plantas e o cantinho incrível que você criou?!

Uma outra dica importante é na escolha do estilo do jardim de inverno. Usar vasos que dialoguem com o design, plantas que façam parte da composição e seja do agrado da família, cores que não sejam ofuscadas pelas cores do ambiente, mas sim contrastem. Seguir uma linha mais romântica ou mais ousada, uma composição mais espalhada ou mais clean, são considerações importantes antes de montar o seu jardim interno. Ah, e claro, não esquecer de respeitar as necessidades da planta, se ela exige mais ou menos sol.

Use sua criatividade, se inspire com os exemplos e principalmente, faça com amor. As plantas promovem diversas vantagens para nós, ajudam no bem-estar, na purificação do ambiente e melhoram o humor. Além disso, o jardim de inverno com grandes vãos na janela ou cobertura de vidro promove maior incidência de luz natural, o que resulta em economia de energia e uma sensação visual muito mais aconchegante.

Fonte: Vtwonen.nl

Fonte: Uol Mulher.

Fonte: Publicidade Marketing.

Fonte: Instagram.

Fonte: Instagram.

Fonte: Histórias de Casa.

Fonte: Decor Fácil.

Fonte: Decor Fácil.

Fonte: Constance Zahn.

Fonte: Como Fazrer Em Casa.

Fonte: Casa da Valentina.

Débora Vitti é arquiteta paisagista da THACO. PAISAGISMO. Para entrar em contato com ela, clique AQUI!

#paisagismo #jardimdeinverno #jardim #jardiminterno #platasemcasa #plantasdesombra #urbanjungle

947 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing