• Débora Vitti

DIFERENÇA ENTRE SOL PLENO x MEIA SOMBRA x SOMBRA

Atualizado: 1 de Out de 2019


Uma das principais características para a composição de um jardim é a insolação. A incidência de raios solares é determinante para a escolha das espécies que vão formar o jardim, já que cada planta tem sua necessidade de tempo de sol para sobrevivência. Mas afinal, o que significa cada termo e como ele deve ser analisado na hora de escolher minhas plantas?!

Fonte: Freepik

O sol é a fonte de alimento para as plantas. Elas usam a energia captada, para a reação química dos nutrientes que a o caule e as folhas coletam no ambiente, a chamada fotossíntese. Cada espécie exige uma quantidade maior ou menor de incidência solar para essa reação e será isso que determinará sua localização no espaço.

Quando uma planta de sol pleno recebe pouca luminosidade, ela acaba não conseguindo produzir a energia necessária para sua alimentação e, dessa forma, acaba não crescendo, nem produzindo flores e frutos, ficando murcha e sem vida. No caso contrário, quando uma planta de sombra recebe irradiação em excesso, o calor necessário para a composição química se excede e a planta acaba “queimando”.

Fonte: Pixabay.

Dessa forma, é extremamente necessário o estudo do local em que será implantado o jardim, analisando o caminho solar durando o dia e as projeções de sombra, para então, escolher as espécies ideais para o ambiente.

Portanto, quando o paisagista usa os termos sol pleno, meia sombra ou sombra em determinada situação ou para alguma espécie, ele está relacionando a condição climática necessária no local ou a quantidade de insolação para a planta que será usada. Mas afinal, o que corresponde cada termo?

O Que é Sol Pleno

Plantas de sol pleno são aquelas que suportam incidência de raios solares direto no período mais quente do dia. Elas podem receber em torno de 7 horas de sol e necessitam dessa quantidade para sua sobrevivência.

Quando colocadas em ambientes com falta de luz solar, elas não se desenvolvem muito bem, não florescem e não frutificam. Por isso, é preciso observar bem se não haverá a projeção de sombras de construções, muros ou outras espécies maiores em determinado período do dia.

Os cactos são plantas que resistem muito bem em condições extremas de luz solar.

Fonte: Casa e Jardim

Os agaves também são fãs de sol pleno para seu desenvolvimento.

Fonte: Pixabay

Outra espécie que também adora o sol são os Agapantos, com florescimento mais bonito quando exposto em grandes incidências solares.

Fonte: Planta Ornamental

As rosas do deserto também são apaixonadas pelo sol.

Fonte: Pinterest

Os girassóis foram nomeados popularmente dessa forma por seguirem a luz solar. Quando o sol se põe, eles se inclinam para baixo e esperam o novo dia para se erguerem e ficarem esbeltos novamente.

Fonte: Pixabay

O Que é Meia Sombra

A definição para meia sombra, é a incidência solar de até 3 horas no período menos quente do dia. Isso significa que, o melhor horário para as espécies que se categorizam nessa definição, é antes das 11 horas ou depois das 16 horas.

Bromélias são espécies que podem se encaixar na definição de Meia Sombra.

Fonte: Veiga Bromélias.

O Chifre de Veado também aprecia algumas poucas horinhas de sol.

Fonte: Revista Casa

A Palmeira Raphis é uma espécie que vai bem em meia sombra, sombra e até sol pleno.

Fonte: Decor Fácil

O Que é Sombra

As espécies que são classificadas para ambientes com sombra não podem receber sol direto em nenhum período do dia. Contudo, isso não significa que elas devem ficar em ambientes sem nenhuma luminosidade, sendo necessário pelo menos luz indireta a maior parte do dia.

As Zamioculcas, se enquadram nessas espécies que não podem receber luz solar, podendo ficar em ambientes internos e se desenvolvendo muito bem.

Fonte: Studio Lab Decor

O mesmo vale para os antúrios, que são plantas de sombra, geralmente encontrados embaixo de copas.

Fonte: Tudo Especial

O Pacová é outra espécie que aprecia a sombra.

Fonte: Casa e Jardim

A flor de cera é uma trepadeira que não pode receber luz solar pois suas folhas e flores queimam.

Fonte: Dlingoo

Considerar a insolação do local de seu jardim ou vaso é determinante para o desenvolvimento e sobrevivência de sua planta. Algumas espécies podem sobreviver e se adaptar em ambas condições, podendo ficar dentro de casa ou expostas ao ar livre.

Fonte: Detalhes Mágicos.

O ideal é consultar a opinião de um paisagista para melhor definição da espécie a ser usada em determinado ambiente. A THACO. oferece consultorias online e presenciais por apenas R$200,00 a hora, indicando espécies, vasos, cuidados e manutenção, entre outros serviços. Você pode conferir em nossa loja, clicando aqui!

Débora Vitti é Arquiteta Paisagista da THACO. PAISAGISMO e se você quer entrar em contato com ela, solicitar um orçamento, tirar dúvidas e saber mais sobre nossos serviços, clique aqui!

#paisagismo #paisagem #plantas #planta #platadesol #plantasol #plantasolpleno #solpleno #fotossintese #fotossíntese #energia #jardim #jardimextern #jardimexterno #jardiminterno #plantaexterna #plantadentrodecasa #plantaambientesintern #jardimdeinverno #plantameiasombra #meiasombra #plantasombra #sombra #plantaparasombra #plantasemsol #plantaresistente #urbanjungle #paisagismoresidencial #paisagismocomercial #paisagismocorporativo #consultoriaonline #consultoriapresencial #consultoriapaisagismo #paisagista #arquitetapaisagista #arquitetapiracicab #paisagistapiracicaba #paisagistasãopaulo #paisagistaDéboraVitti #plenosolXmeiasombraXsombra #plenosolXmeiasombra #plenosolXsombra #solplenoplantadesolpleno #plantadesol #decoraçãocomplantas #especies #flores #paisagismopiracicaba #escritóriodepaisagismo #escritoriopaisagismopiracicaba

1,667 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing