• Débora Vitti

Decoração de Natal com Plantas!

Atualizado: 1 de Out de 2019


O Natal é marcado por diversas tradições, desde suas cores, crenças, comidas e até as plantas! Sempre que este período chega, corremos para o mercado para comprar as luzinhas, os jogos de jantar e a decoração de mesa e do ambiente ao todo. Mas você sabia que, além de serem usadas na decoração, essas plantas tão típicas desta época do ano podem ser plantadas e cultivadas por mais tempo e até para o seu próximo Natal?

Exatamente! Além da decoração de natal com plantas, você pode plantá-las em um local adequado e cultivá-las por um longo tempo, deixando seu jardim lindo e até podendo ser reutilizada no próximo ano! Por isso, separei as 5 principais plantas natalinas, com dicas de cultivo e inspirações lindas de natal! Ah, e no final tem mais um dica muito legal para inovar na guirlanda este ano!

1. Tuia Holandesa - Cupressus macrocarpa.

A primeira e mais conhecida é a Tuia, a árvore de natal. No Brasil é recorrente usar a artificial, mas existem 3 variedades dessa espécie que podem ser enfeitadas. O mais legal de usar uma árvore verdadeira é que ela pode ser plantada e se tornar a tradição da família, enfeitando ela a cada ano.

O segredo é deixa-la perto da janela com bastante luminosidade e, depois de enfeitá-la e passar o período de natal, plantá-la imediatamente na terra em área externa para receber muita luz. Dessa forma, a cada ano ela irá crescer podendo chegar até 4 metros. Além disso, enfeitada e iluminada, a sua fachada ou quintal ficaram incríveis e vai chamar a atenção de longe!

Fonte: Mabra.

2. Estrela-do-Natal - Scadoxus multiflorus.

Ou Lírio-Sangu-Salmão como também é conhecida, é uma planta bulbosa, que pode chegar até meio metro e com um florescimento incrível próximo ao Natal, designando seu nome popular. Pode ser plantada em vasos, bordaduras ou em conjunto, em meia-sombra e sempre com solo úmido.

É uma planta perene, em que seus bulbos se multiplicam após a florada. Deve ser tomado cuidado onde será plantada, por ser extremamente tóxica. Mas vale a pena esperar para esta época do ano só para ver seus pompons.

Fonte: You Garden.

Fonte: Planta Sonia.

3. Flor de Natal - Euphorbia pulcherrima.

Ou Bico-de-Papagaio como é muito conhecida, é usada como decoração de mesa nessa época do ano. Sua simbologia vem como um milagre de Natal, já que foi um ramo seco oferecido como presente à Jesus por uma menina simples que não tinha condições. Este por sua vez, transformou os ramos nesta bela planta.

Geralmente encontramos esta planta em vasos decorativos para a mesa de Natal, mas ela pode ser encontrada como arbusto e em outras colorações. Também é uma planta tóxica, que deve ser podada com luvas e mantida fora do alcance de crianças e animais.

Fonte: Blog Petals.

Fonte:Lojas Linna

Fonte: Viva Decora

4. Azevinho - Ilex aquifolium.

O Azevinho é encontrado em arranjos, espalhado pela mesa e em presentes nesta época de natal. Seu uso nesta época do ano ocorre pelo fato de antigamente ser considerada como espanta espirito e como símbolo de proteção e felicidade.

Considerado um arbusto, o Azevinho pode chegar até 300 anos de vida e suas folhas se permanecem verdes até no inverno. Também é uma planta muito tóxica que deve ser usada com cuidado na decoração de natal.

Fonte: O Meu Jardim.

Fonte: Milan Havlis

Fonte: Asset Project.

5. Lágrima-de-Cristo - Clerodendrum thomsonae.

Essa trepadeira é super conhecida pelas suas flores branca e vermelha. Pelas suas cores e pela época de floração, é conhecida nessa época do ano.

Deve ser cultivada em sol pleno, e vai muito em uso de pergolados, sempre acompanhada de um suporte. Evitar podas para não gerar doenças.

Fonte: Casa UmComo

Fonte: Pinterest

6. Guirlanda Viva.

As guirlandas são típicas dessa época do ano, representando a saúde para toda a família. Uma ideia para este Natal é criar guirlandas vivas. Estas podem ser elaboradas em uma base com substrato o suficiente para as plantas sobreviverem. Escolha suculentas para este trabalho para criar um efeito incrível e maior durabilidade de sua guirlanda.

Fonte: O Jardim Que Te Faz Bem.

Fonte: Casa e Jardim.

Não sabe qual dessas espécies lindas usar neste Natal? Faça uma consultoria de paisagismo para uma análise rápida de qual a mais indicada para sua casa baseado nas características espaciais.

Débora Vitti é Arquiteta Paisagista da THACO. PAISAGISMO e se você quer entrar em contato com ela, solicitar um orçamento, tirar dúvidas e saber mais sobre nossos serviços, clique aqui!

#paisagismo #paisagem #plantas #planta #plantaparadecoração #decoraçãodenatal #natal #plantasdenatal #decoraçãocomplantas #plantasadecoracaodenatal #decoraçãodenatalcomplantas #plantavermelha #azevinho #tuia #árvoredenatal #estreladenatal #flordenatal #florparnatal

26 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing