• THACO. A&A

LA PAZ, UM OLHAR DE UMA ARQUITETA TURISTA


Neste nosso primeiro post sobre nossa viagem de férias para o Peru e a Bolívia, vamos falar um pouquinho sobre a cidade de La Paz, na Bolívia.

Nosso objetivo não é exatamente falar sobre pontos turísticos ou dicas de viagem, mas sim, mostrar um pouquinho da arquitetura e urbanismo da cidade, suas curiosidades, nossa percepção e olhar sobre a cidade.

Poucos sabem, mas o verdadeiro nome da cidade de La Paz é Nossa Senhora de La Paz, mas por uma questão de praticidade, a cidade é apenas conhecida como La Paz mesmo. Outra curiosidade que poucos devem saber, mas a capital da Bolívia é Sucre e não La Paz, como popularmente é conhecida. Porém, como a sede do governo Executivo e Legislativo está localizada em La Paz, faz com que as pessoas confundam esta informação. La Paz também é a capital mais alta do mundo, ela está na média de 3.650m de altitude em relação ao nível do mar, o que nos fez sentir bastante desconforto, dores de cabeça e dificuldade na respiração.

Perímetro da cidade de La Paz (imagem própria)

Bolívia é um dos países mais pobres da América Latina, o que fica bem claro enquanto estamos caminhando nas ruas. Passeando pela cidade, percebemos muitas pessoas morando na ruas, muitas favelas ao longo da cidade. O trânsito é bem congestionado durante o dia todo, poucos motoristas respeitam as faixas de pedestres, como andamos na maior parte do tempo a pé, tivemos que estar bem atentos enquanto caminhávamos.

Centro turístico da cidade de La Paz (foto própria)

O que mais nos surpreendeu na cidade de La Paz foi que grande parte do transporte publico é realizado através de uma extensa rede de Teleféricos! Sim! Isso mesmo!! Teleférico! A cidade é atendida por uma extensa rede de Teleféricos, o que concebeu a cidade de La Paz a premiação pelo Guinness como um recorde mundial pela rede mais extensa de teleférico do mundo – sendo até o ano de 2018, 17km em toda sua extensão.

Por ser uma cidade localizada no vale da Cordilheira dos Andes, a cidade é muito cheia de montanhas, o que dificultaria o transporte enterrado (como o metro, exemplo de transporte que atende a cidade de São Paulo), assim o teleférico foi uma solução encontrada para atendimento ao transporte público da cidade.

Foto da cidade de La Paz, vista interna à cabine do teleférico (foto própria)

O teleférico conhecido como `Mi teleférico` foi inaugurado em 2014 e atualmente é atendido por 8 linhas em funcionamento (roja, amarilla, verde, azul, naranja, blanca, celeste, morada) e mais 2 linhas já em construção (café e plateada). O sistema do teleférico funciona exatamente como a rede de metro em São Paulo. Cada linha atende a um trecho da cidade e todas são integradas através de uma estações entre elas (a única diferença com o metro de São Paulo é que em La Paz precisamos pagar um valor a parte para as integrações, diferente de São Paulo que você pode pagar apenas 1 valor e fazer qualquer integração que desejar).

Estação Linha Naranja (foto própria)

Segundo dados retirados do próprio site do `Mi teleférico`, até este ano de 2018 o teleférico já transportou mais de 120 milhões de pessoas, o que nitidamente é uma praticidade e tranquilidade para todos seus usuários, uma vez que o mesmo evita o transito caótico da cidade de La Paz, sua demora, barulho de buzina e preocupações. Pela experiência que tivemos, além de uma vista de cima de toda a cidade de La Paz, o teleférico se torna uma opção muito mais rápida e segura para seus usuários.

`Mi teleférico` cruzando a cidade de La Paz (foto própria)

As linhas de teleférico atendem a uma grande extensão da malha urbana de La Paz, chegando até as cidades da `grande La Paz`. O maior número de usuário são próximo aos horários de pico, no inicio e término do expediente. Ao longo do dia, ao vagões são bem tranquilos e chegam até a ter um grande número de vagões ociosos.

A organização e limpeza das linhas também nos surpreenderam bastante. Os funcionários estão sempre muito dispostos a nos ajudar e esclarecer nossas dúvidas (o que foi algo que nos espantou bastante em relação ao restante da cidade, pois o povo de La Paz chega até a ser um pouco `mal educado` com os turistas).

Linha Celeste (foto própria)

Notamos uma preocupação bem aparente com o meio ambiente na construção do teleférico. Todas as cabines são atendidas com placas solares, o que permite atender a demanda elétrica de iluminação, comunicação com as centrais do teleférico e internet wi-fi de sua própria cabine. Todas as estações que passamos são atendidas com estacionamento para bicicletas. Além de toda iluminação ser em LED, o que também permite um menor consumo dentro das cabines.

Dentro da cabine, notamos uma proteção acústica bem grande em relação ao exterior da cabine. Lendo sobre o teleférico em seu próprio site, houve uma preocupação e tratamento acústico da cabines acima do exigido pelas normas da Bolívia (o exigido é 63db, as cabines chegam a proteger 70db).

Cabine da Linha Blanca, destacando a existencia das placas solares (foto própria)

Notamos que todas as estações são atendidas com piso acessíveis (podotáteis) para pessoas com deficiência visual, como também possuem elevadores e escadas rolantes. O dimensionamento das cabines também foram pensados para o atendimento à pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Além de cruzamos com vários funcionários dos teleféricos auxiliando pessoas com mobilidade reduzida.

O teleférico foi uma das poucas coisas que nos surpreendeu na cidade de La Paz. Mas esta sim nos supreendeu batante. Quando estávamos dentro do teleférico, parecia estar em outra cidade. Tudo muito limpo, organizado e bonito. Um pouco diferente da realidade que encontramos nos demais pontos da cidade.

Vista da cidade de La Paz, atraves da linha Naranja (foto própria)

Enfim, esta foi um pouquinho da nossa experiência que gostaríamos de compartilhar com vocês sobre a cidade de La Paz. Além de um pouco desta visão arquitetônica e urbanística sobre a organização da cidade e solução para o transporte público. Espero que tenham gostado.

Vista da cidade de La Paz, atraves da linha Naranja (foto própria)

#Thacoviaja #THACOVIAGEM #viagem #LaPaz #Férias #AméricaLatina #AméricadoSul #turismo

5 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing