• THACO. A&A

COMO ESCOLHER O SOFÁ?


Sabe qual o tipo de sofá ideal para a sua sala?

O sofá é um dos móveis que mais se erram na escolha. Ou porque compraram modelo errado para o tipo de uso, ou o tecido é incompatível para o dia-a-dia, ou mesmo o tempo é desproporcional para o espaço.

Bem, por aqui já deu para entender como se inicia a escolha deste móvel, não é mesmo?

A primeira pergunta a se fazer para a compra deste item é: qual será a função dele, ou seja, será para receber apenas visitas ou para assistir TV ou até mesmo com função de dormir? Esclarecer a função é importante para definir qual o modelo, por exemplo, se entre retrátil (cai muito bem para uma sala de TV), com chaise, ou os comuns.

Exemplo de sofá para visita

Exemplo de sofá para sala de TV

Segunda pergunta: quantas pessoas e qual a faixa etária do uso dele? Pode não parecer, mas escolher o sofá para um idoso requer atenção para o assento mais “durinho”, que facilite ele se levantar, a profundidade dele para ficar confortável as pernas, e até mesmo os braços para servir de apoio ao ajudar em suas movimentações. O que não será o mesmo para uma família mais jovem, que levantará com mais facilidade com almofadas molonas, que afundem.

Este sofá não é ideal para quem tem dificuldade de se levantar, mas é uma delícia!

Com esta profundidade de sofá, uma pessoa com dificuldade motora terá que ter uma ajuda

Este sofá é mais "slim", com profundidade ideal, espumas mais firmes e braços. Lindo e confortável para um idoso com dificuldade, por exemplo.

Outro aspecto relevante na escolha do sofá, é a escolha do tecido, se terá crianças e pets em cima, o ideal é impermeabilizar ou escolher por um de fácil manutenção; se for muito calor o espaço, fugir daqueles tecidos que aquecem o corpo mais ainda. Cuidado também com a cor e estampa, ele é uma peça de grande impacto se errado, e ficará harmônico se escolhido de forma que não chame mais atenção que os outros itens da sala.

Fonte: http://imperestofados.com/blog/manchas-no-sofa-solucoes-criancas/

Analisar na escolha também sobre a facilidade de manutenção e durabilidade, por exemplo, as almofadas soltas e com zíper podem facilitar a vida, ficar atento também ao tipo de pés que o sofá tem, pés palitos considera mais para sala de visita, já os mais robustos aguentam melhor o dia-a-dia. Nos retrateis repare a abertura como é feita e como ele se apoia – ou não – no chão, alguém mais indelicado e pesado pode forçar mais sobre ele, diminuindo sua vida-útil.

Retrátil sem encostar o chão

Retrátil encosta no chão

E muita atenção na medida do espaço, isto é essencial para não erro! Cuidado com aberturas de portas, tem que considerar elas abrindo e a circulação – por exemplo sofá frente a varanda – não bloqueie a passagem. Também não esqueça de considerar no espaço os demais itens na medição, como mesas de centro, de canto e poltronas. Imagine comprar duas mesas de canto e chegar no espaço você ocupou toda a parede com um sofá grande? Ah! Não esquece que a mesa de centro pode atrapalhar a abertura de um sofá retrátil se a sala for pequena, e sempre pegar a medida dele aberto, para não ter erro de ele bater no rack, por exemplo, e ainda por cima atrapalhar a circulação.

Fonte: Eucatex

Muitas famílias passam bastante tempo no sofá e isso pode fazer com que ele fique menos firme, as almofadas podem perder sua estabilidade, o tecido sujando com a própria gordura corporal. Antes de comprar outro, tenta com um bom tapeceiro trocar as espumas e tecidos. Bem como fazer uma manutenção de limpeza e impermeabilização em tempos menos espaçado.

Fonte:drylimp.com.br

E pessoal, sofá é importante que seja de boa qualidade, tanto pela sua durabilidade quando pelo nosso conforto no corpo, e quem nos proporciona esse descanso ao corpo é um bom colchão e um bom sofá, fique atento se eles não estão te prejudicando, e para tudo tem solução!

Fonte: Revista Casa Cláudia

Se ainda assim tiver dúvida, pode entrar em contato com um profissional para uma consultoria ou mesmo conosco da THACO. iremos lhe ajudar com maior prazer! CLIQUE AQUI

As fotos dos sofás são Enele: http://enele.com.br/sofas/

Thais Costa é fundadora e arquiteta da THACO. Arquitetura e Ambientes, bem como especialista em dormitórios montessorianos e em design de interiores.

#sofá #móveis #comoescolherosofá #ErgonomiaAntropometriaDormitórioInfantilCri

38 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing