• THACO. A&A

O Brinquedo e a Brincadeira Montessori


As brincadeiras são essenciais para o estimulo da criatividade. Para Montessori, não há a necessidade de brinquedo para se brincar, no universo infantil tudo é possível com sua imaginação, basta estimulá-la.

As brincadeiras montessorianas vão de contramão as convencionais, estas são basicamente personagens televisivos, vendidos além das propagandas, para empresas de fastfood, roupas, utensílios domésticos, roupas de cama e banho, material escolar.

A criança se apaixona pelo personagem apresentado massivamente, com a oferta de consumo à elas desde cedo, além de assistirem ao mesmo episódio diversas vezes. Ao adquirir um produto da personagem nada há de criativo, pelo contrário, elas tendem a imitar o seu ídolo.

Os brinquedos montessorianos não precisam ser necessariamente um brinquedo comprado, ele pode ser um objeto feito ou renomeado, desde que estimule a atividade e criatividade da criança.

Geralmente os brinquedos Montessori são em madeira e ferro, e não em plástico, quando sonoros, precisam ser estimulados pelo usuário.

Segundo a educadora e ativista estadunidense, Susan Linn, sobre "O excesso de brinquedos e a importância do brincar", também fundadora “Campanha por uma Infância sem comerciais” em vídeo:

“Brincadeira criativa é quando você pode criar algo do nada, e isso vem de dentro de você, e se as crianças estão apenas imitando, isso não é brincar de verdade, é meio que fazer a mesma coisa diversas vezes, [...] se esses brinquedos vêm com pilha ou chips de computador, então eles têm menos uso ainda para as crianças enquanto coisas para brincar, porque o que acontece é que tudo que elas têm que fazer é apertar um botão. [...] Os melhores brinquedos são aqueles que são 90% a criança e 10% o brinquedo. [...] Os melhores brinquedos ficam parados até que uma criança os torne algo, transforme-os em alguma coisa.

[...] o marketing afeta tantos problemas na vida das crianças: obesidade, sexualidade precoce, distúrbios alimentares, violência juvenil, aquisição de valores materialistas, todas essas coisas. E todas elas são muito importantes, mas para mima maior tragédia é a erosão da brincadeira criativa da criança. (3’ 18”-7’53”)"

Na figura abaixo, pode-se notar que os brinquedos apresentam texturas, formas e sonoridade, todos eles para a manipulação da criança.

Brinquedos Montessori de 3 – 6 meses, fonte: site howwemntessori.com

Abaixo alguns exemplos de brinquedos educativo em madeira, para crianças:

Brinquedos Montessori de madeira, Fonte: Google imagens, montagem autora

Os brinquedos Montessori são sobretudo ferramenta de estímulo para o desenvolvimento natural da criança. Ele é simples, mais próximo do natural. Funciona apenas quando manipulado, podendo incluir neste item os Instrumentos músicas e rádios para tocarem música clássica.

Este texto é um dos capítulos da tese " Impactos do método Montessori aplicado ao design de dormitórios infantis residenciais no desenvolvimento da criança ", defendida pela arquiteta Thais Costa.

#montessori #métodomontessori #brinquedodemadeira #brincadeira #brincadeiramontessori #brinquedo #brinquedomontessori #dormitórioinfantil

  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing