• THACO. A&A

Buenos Aires, um olhar de uma turista arquiteta


Olá!

Bem, a THACO. foi para Buenos Aires e confesso que quase não voltamos mais, de tão apaixonadas que ficamos pela cidade, foi por um triz! rs!

Obviamente conhecemos pelo olhar de turistas, lotadas de outros por conta do feriado, filas, restaurantes cheios e muita vida nas ruas, o que não sei ao certo se todo o frescor era devido à isso...

Pelo fato do site ser um espaço de arquitetura e ambientes, quero falar sobre o olhar que tive pela cidade, e não apresentar os pontos turísticos e os roteiros, isto você encontrará em vários blogs, mas sim, colocar a minha percepção ao caminhar por BA. Mas é uma percepção particular, se a Zahra escrevesse por aqui, provavelmente seria diferente. No próximo post darei dicas sobre os locais que fomos, ok?!

Buenos Aires! Tão retrô e tão moderna! A chegada é evidente o mapa urbanístico, com as aglomerações setorizadas dos gabaritos de prédios e do Rio da Prata, beirada por edifícios espelhados junto com outros antigos do Puerto Madero, local de área portuária, com revitalização do bairro iniciada na década de 1990, foi um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo, referência para outros projetos em outros países. Puerto Madero recebeu, nos últimos anos, construções projetadas por diversos arquitetos de renome, dentre eles Santiago Calatrava, Norman Foster, César Pelli e Philippe Starck, segundo wikepédia. A noite a iluminação é linda, venta um pouco e um vinho com pizza de frutos do mar é sensacional!

Vista do avião. Foto: Zahra Costa para THACO.

Porto Madero Dia

Puerto Madero Noite com Puente de la Mujer, de Calatrava

Puente de la Mujer, Calatrava

Uma das outras coisas que me encantei por lá foi a conceitualização que percorre por toda a cidade, um pouco planejada e um pouco histórica. Os bairros são visivelmente característicos, sabemos se estamos no centro, ou Recoleta, ou Palermo, ou Puerto Madero, ou La Boca, eles se diferem na identidade de equipamentos, por exemplo abaixo o poste de luz, além dos edifícios, é claro.

Iluminação diferenciada, percebam em todas as fotos.

O bairro La Boca, por exemplo, é um local porteño, e segundo a nossa guia turística, as casas são feitas de materiais do porto e as tintas eram as que pintavam os barcos, como não dava para toda a casa, eles mudavam de cor por várias vezes em uma única fachada. Tornou-se um bairro bem artístico, muitos quadros com os artistas ao lado vendendo.

La Boca. Foto: Zahra Costa

La Boca. Foto: Zahra Costa

Como se não bastasse, a cidade é rica em verde, paisagismo e parques, como podem ver nas fotos abaixo:

As calçadas são padronizadas por todos os cantos que fomos. Além disso são super bem cuidadas e limpas! Podíamos olhar tipo turista (que só olha para cima) que não corria o risco de tropeçar! Aliás, em alguns momentos a calçada é do mesmo nível da rua, e há também a padronização de um concreto preto para demarcar parecendo uma bala de míssel saindo do piso, até bonito, este sim! Ao olhar para o alto a Zahra ganhou alguns hematomas... rsrsrs

Nesta imagem a padronização do piso e a iluminação publica na área central.

Outra coisa bem legal, que amei e adoro usar, são muitos edifícios serem com cor mais escura no térreo, em sua maioria preta e em prédios mais antigos (como pode ver na foto acima) e muita, mais muita mesmo portas pretas com metal em dourado!

Fachada com térreo escuro.

Porta preta e dourada.

Quando caminhamos pela cidade inteira, percebemos que em pequenos espaços nos térreos dos edifícios se tem quitanda, lojas, bares e até minimercado (este só vimos neste tamanho, não vimos um supermercado grande como frequentamos por aqui), e apesar de pequenos são super charmosos e atraentes.

Churrascaria.

Restaurantes Centro.

Carrefour.

Buenos Aires é maravilhosa. O cabeamento é subterrâneo. Tem a avenida mais larga do mundo com 20 faixas, na qual nos hospedamos e assistimos ao por do sol (um dos mais lindos que vi), e ao mesmo tempo tem as ruelas mais charmosas que parecem não ter fim de tantos prédios históricos e um horizonte que dará em um rio prateado.

Av. 9 de Julho

Rua do centro.

Ela parece ser tão plana e contar tantas histórias. Estas que jamais será contada em 03 dias, mas que nos rendeu nossa própria história!

No próximo post quero dividir com vocês os lugares que fomos, nossa experiência na comunicação, dinheiro, taxis, hospedagem, tango, enfim! Confesso que uso este espaço por um lado para ser uma espécie de diário a se perder no tempo e espaço, por outro, para dividir minha mais nova paixão e desejar que todos tenham a oportunidade de ir para Buenos Aires, e lógico, não esquecer de me levar junto! rsrsrs.

Thais Costa é arquiteta fundadora da THACO. , coordenadora de projetos, além de design de interiores e especialista em dormitórios montessoriano.

#buenosaires #recoleta #palermo #laboca #viagem #viajem #THACOarquitetura #THACOVIAGEM #urbanismo #SantiagoCalatrava #NormanFoster #PhilippeStarck #CésarPelli

66 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing