• Débora Vitti

SAIBA VALORIZAR SEU BEM-ESTAR COM O PAISAGISMO

Atualizado: 1 de Out de 2019


A natureza está sempre ao nosso redor, a existência das plantas é muito antes dos seres humanos e são elas uma das responsáveis por permitir a vida no planeta. Mas eu pergunto, se nesse momento você olhar para o lado, irá encontrar algum elemento natural? Seja no escritório, no quarto, na cozinha, no banheiro, na área externa da casa, você consegue visualizar próximo a você, alguma planta ou flor? Se sua resposta foi sim, sua saúde agradece. Caso contrário, é bom você ler essa matéria.

Fonte: Casa Claudia

Mesmo sendo muito maior que nós seres humanos, a falta de elementos vivos nos ambientes em que passamos a maior parte de nossas vidas é gritante. Ainda é pouco valorizado a vegetação como condição de bem-estar, onde muitos compram belos arranjos florais ou plantas em vasos como forma de embelezamento.

A natureza proporciona vantagens maiores do que só a estética. A forma como uma planta cria energia para sua sobrevivência, promove para o ambiente a renovação do ar e a troca de gases poluentes para gases indispensáveis para nossa vida. Ou seja, um ambiente com grande quantidade de plantas, torna-se mais limpo, mais saudável, termicamente mais confortável, perfumado e vivo.

FONTE: Agoda

Além disso, a vegetação pode solucionar aquele incomodo proveniente de equipamentos construídos ou barulhos inoportunos. Uma cerca viva é muito mais interessante do que um muro concretado alto; um pergolado com a trepadeira certa, tem um encanto muito maior que as coberturas de policarbonato; um conjunto de árvores pode inibir aquele som alto da indústria vizinha; um jardim interno com abertura zenital pode solucionar melhor a falta de iluminação do que uma janela encostada no vizinho; várias são as possibilidades para beneficiar o seu imóvel e sua rotina.

Fonte: Casa Três Chic

As Vantagens da Vegetação no Cotidiano.

Além da renovação do ar, ter espécies vegetais ao nosso redor promove vantagens além da saúde física, beneficiando a saúde mental. Um ambiente com elementos vivos é muito mais aconchegante do que aqueles sem vida alguma, e o mesmo acontece com as cores. Onde existe natureza, existe cor, e isso muda o astral do espaço, de forma que a tonalidade verde cria sensações de frescor, tranquilidade e alegria.

Fonte: Living Design

O Feng Shui é a arte que equilibra a relação do homem com a natureza, estudando as forças proveniente dos elementos naturais e seu efeito na vivência do homem nos ambientes, incorporando as energias das cores, dos sons, dos cheiros e todas as demais percepções. Isso demonstra o quanto a natureza interfere e afeta o nosso dia a dia e sua importância para a manutenção da vida em harmonia (falaremos mais sobre Feng Shui em outro post).

Fonte: Casa Claudia

Portanto, um ambiente bem arborizado, bem planejado com as espécies corretas de plantas e flores, cria um bem-estar espiritual que transmuta a forma como o cotidiano é encarado, as energias do local, a sensibilidade com meio e com os demais.

A vivência com elementos vivos cria inconscientemente paz interior, os pés na grama, um piquenique na sombra de uma grande copa de árvore, borboletas, beija-flores e passarinhos se alimentando das plantas e flores, o aroma de uma linda rosa, a beleza de um canteiro florido, os animais domésticos brincando na grama, as crianças descobrindo as diferentes sensações com o tato... tudo isso promove uma sensação de tranquilidade e felicidade.

Fonte: Um Jardim Para Cuidar

E nós não estamos falando só de grandes jardins externos. Os jardins internos, os canteiros, as jardineiras, hortas, arranjos em vasos, tudo isso pode proporcionar essas sensações, de maneira mais ou menos intensificada, mas respeitando os limites e desejos de cada um e o espaço em que se encontram.

Fonte: Archdaily

O Projeto Ideal Para Você!

É bem comum as pessoas não optarem por jardins em residências, comércios ou instituições por acreditarem que demandam muito trabalho ou por pressupor que não condizem com a realidade do local.

É possível que isso venha a acontecer quando contratado o profissional errado. O paisagista elabora o projeto de acordo com fatores específicos do ambiente e solo, mas principalmente, atendendo o gosto e a rotina pessoal de cada cliente. Iremos abordar melhor esse assunto um outro dia, mas o que posso adiantar para vocês, é que o intuito do paisagismo não tem por finalidade ser um contratempo, mas sim, valorizar o espaço e contribuir para o bem-estar.

Fonte: Casa e Jardim

A THACO. PAISAGISMO desenvolve projetos exclusivos de acordo com as suas necessidades, respeitando seus hábitos, priorizando as preferências dos moradores e usuários, promovendo o contato com a natureza e levando harmonia para sua casa ou empreendimento. E se você quer ter um espaço como esse em sua casa, mas não sabe se o ambiente comporta, a THACO. CONSULTORIA pode te auxiliar sem você sair de casa!

#paisagismo #residencial #paisagismoresidencial #paisagismocomercial #bemestar #plantas #verde #saúde #pazinterior #harmonia #lazer #jardim #jardiminterno #pergolado #fengshui #sensibilidade #cores #aromas #natureza #elementosnaturais #energia #saudefisica #saudemental #vegetação #renovação #conforto

118 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing