• THACO. A&A

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCOLHER O PONTO CERTO PARA SEU NEGÓCIO


Está pensando em abrir o seu negócio e não sabe onde alugar nem o melhor lugar? Se será junto com outras tantas lojas ou afastada delas? Ou até mesmo se seu negócio não está dando certo, pensou se o local em que se encontra pode ser o motivo?

A escolha de um imóvel não deve se basear apenas em estar numa região de grande comércio ou de achar que o valor do imóvel está interessante. Acertar o local adequado, é sem dúvida, um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio. Leia as dicas abaixo e atente-se para detalhes essenciais:

1. Estude a Região

O produto que você vende ou serviço que você presta, possui demanda na região? Quais as características do bairro? Quem são os moradores, faixa etária e de renda?

Para estimar se o faturamento será possível cobrir todos os custos e despesas, você precisa ter certeza de que a região tem potencial para atender as suas expectativas. É possível estimar o potencial de mercado numa determinada área, no entanto, se você puder, contrate um Estudo Preliminar de Viabilidade. Este estudo dará um norte no planejamento do seu negócio, até mesmo para determinar parâmetros máximos do valor de aluguel possível de manter o seu estabelecimento de forma sustentável.

2. Conheça os Potenciais Concorrentes

Concorrentes não são apenas os que disputam pela venda do mesmo produto, mas pelo mesmo consumidor local, ou até mesmo por produtos e serviços similares, porém com diferenciais que podem ser mais adequados à população local. Existem muitas variáveis que precisam ser analisadas, mas o ideal é que visite um a um, identifique todos os diferenciais ofertados e monte uma planilha para análise. No final é possível fazer um ranking para saber qual seria a escolha prioritária e se o seu negócio poderá concorrer de forma real.

3. Levante os Imóveis Disponíveis

Não pare no primeiro imóvel. Tenha a cabeça aberta para saber que às vezes uma opção um pouco mais pra direita ou para a frente, por exemplo, pode te fazer economizar não só aluguel, como também no custo da obra. Assim como também deslocar para uma rua errada, pode ser a razão de simplesmente perder toda a venda de oportunidade. O fácil acesso, número de vagas, se a saída favorece o retorno, também são questões que precisam ser avaliadas. Depois de prospectar as possibilidades, faça a uma análise dos pós e contras de cada opção.

4. Conheça o seu Custo Operacional

Depois de estimar o faturamento, como falamos acima, é preciso agora listar todos os custos e despesas fixas e variáveis. Até mesmo para definir os valores máximos de aluguel e dimensionar a equipe de atendimento. Essas despesas muitas vezes podem consumir todo o seu lucro, pois você já pode estar abrindo um negócio fadado por falta de planejamento e conhecimento.

5. Planeje Corretamente os Custos de Investimentos

Gastar mais do que o previsto ou do que é possível, é a mesma coisa que comprar algo com o cheque especial. Uma bola de neve cresce quando você gasta mais do que se tem. A escolha do imóvel então, também precisa considerar os custos de reforma ou adequação e de fato, manter a faixa de gastos estabelecidas, pois caso contrário, você estará usando o fluxo que sustentação do negócio até ele dar lucro. Financiamentos para obra também precisam ser bem avaliados, para que não interfiram na conta resultado da operação.

6. Avalie se Possui Fluxo Financeiro para Chegar ao Break Even Point

Nenhum negócio dá lucro no primeiro mês. esperar que ele se sustente já no primeiro ano é quase uma utopia. O break even point é o calculo de quando o negócio se equilibra e a partir daí passa a dar lucro. A maior parte dos negócios demora em média 4 anos para estabilizar, então veja o quanto possui para iniciar um negócio, pois se não investir de forma adequada, você poderá estar enterrando o seu suado dindim.

7. Tenha Calma

Escolher o momento certo, planejar com estratégia e fazer disso um momento especial é essencial para começar com o pé direito. Monte uma pasta das ideias iniciais, desenhe, sonhe, organize. Não comece pelo imóvel, comece pelo estudo de todos esses pontos, pois eles interferem diretamente na escolha do imóvel. Muito negócios não dão certo porque foi dado o passo inicial erroneamente.

8. Busque Capacitação

Quando se quer abrir um negócio, você passa a ser empresário e precisa se comportar como tal. A visão empreendedora precisa fazer parte da sua rotina. Ver as oportunidades nesse período, bem como identificar possibilidade de rentabilizar ainda mais o seu futuro negócio, te dará segurança e ânimo para buscar parcerias e novidades. Invista em especializações na área, cursos on-line e consultorias que agreguem ao seu planejamento.

9. Exercite Separar, desde já, o Pessoal do Profissional

Nessa fase de planejamento, é comum a família se envolver. Seja firme nas suas convicção e metas. A escolha do imóvel não deve ser feita pelo gosto pessoal, mas sim de forma racional. Conflitos familiares muitas vezes podem ser a razão da frustração de muitos sonhos.

10. Invista em Profissionais Capacitados

Fazer tudo sozinho(a) para economizar, pode ser um tiro no pé. Quem nunca ouviu o termo "o barato sai caro"? Nesse momento, usar o dinheiro no que de fato resultará na assertividade é essencial. Profissionais que estudam viabilidade, que projetam espaços comerciais e que podem auxiliar em organização interna, elevarão a produtividade do seu negócio, isso é essencial para que tudo no final tenha valido a pena. Lembre-se que abrir seu próprio negócio é a realização de um sonho e é como um filho que precisa ser cuidado para que cresça com saúde e com grandes perspectivas de sucesso e felicidade!

Conte com a THACO. NEGÓCIOS para te auxiliar em todos as etapas. Teremos prazer em abrir um mundo de possibilidades! Boa Sorte neste novo desafio!

Zahra Costa é arquiteta da THACO. NEGÓCIOS e responsável por São Paulo, Campinas, e Região, CO-Fundadora da THACO. Para entrar em contato com a arquiteta Zahra Costa CLIQUE AQUI.

#negocios #empreendimento #viabilidade #projetocomercial #empreender #investimentos #imovel #aescolhadopontocerto #pontocomercial

51 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing