• Mariana Aversa

5 Motivos para contratar Gerenciamento de Obra

Atualizado: 15 de Out de 2019


Imagem: www.kathifleck.com/remodel/1079

Quando falamos de acompanhamento de obra, é muito comum o achar que essa responsabilidade é somente do engenheiro ou até mesmo achar que essa será uma tarefa fácil e poderá ser executado pelo próprio proprietário da obra, por acharem que darão conta ou por acreditarem que contratar um profissional ficará caro. Sim, há um custo para contratação do gerenciamento de obra que o qual poderia comprar aquele piso lindo maravilhoso, mas acredite: a verdade que a dor de cabeça que podem ter por não terem o conhecimento que temos, isso sim poderá mexer muito no seu orçamento final, comprometendo a sua ideia inicial.

Ok, querem entender melhor o porquê? Selecionamos 5 motivos para mostrar tamanha importância do gerenciamento de obra por nós Arquitetos..

1. OLHAR ARQUITETÔNICO

Existe uma série de vantagens associadas à realização do gerenciamento da obra por nós Arquitetos, especialmente quando se trata da construção de seus próprios projetos.

O arquiteto tem um olho clínico para detectar divergência antecipadamente na obra, já que estará observando no dia a dia de perto, afinal, quem melhor para entender todos os detalhes do projeto do que quem projetou?!

Obra é sinônimo de possíveis imprevistos, são tantos detalhes, por mais que sua obra tenha sido minunciosamente planejada, problemas ainda podem acontecer e olha que tem alguns que nem nós esperamos, mas estando junto dia a dia acompanhando, conseguimos sempre resolver da melhor forma possível.

Imagem: wix

2. EQUIPE ALINHADA:

Como nós auxiliamos a contratação da mão de obra especializada, dos fornecedores, e coordenamos os contratados nas diferentes etapas da construção, é notório que pela afinidade de trabalho e o entendimento entre os profissionais, a cobrança e logística é feita pelo arquiteto, poupando o proprietário da tentativa e erro de buscar profissionais de confiança e até a perda de tempo em buscar soluções que a maioria da equipe exige na maioria do tempo.

3. CONTROLE DE MATERIAIS

Auxiliamos a ter um maior controle sobre o estoque de material para a construção, podendo gerar uma economia, pois evita o desperdício e ajuda a manter toda a obra com os gastos dentro do orçamento.

Também temos sempre em mãos uma lista com todos os produtos comprados e acompanhamos entrega e execução dos itens. Indiretamente, esse benefício também ajuda a controlar melhor a mão de obra contratada e o quanto de material vem sendo utilizado, para que não haja desperdício.

Imagem: Wix

4. CONTROLE DE ETAPA DE SERVIÇO

Existe uma ordem de execução de serviços que precisa ser seguida, precisamos estar atentos às etapas a serem executadas para “abrir frente” para a equipe seguinte, muitas vezes pode-se contratar duas equipes de serviços diferentes simultaneamente, dependerá do projeto. Saber organizar as etapas da sua obra faz com que nenhum serviço atrapalhe o outro ou estrague o serviço do outro, afinal não queremos, por exemplo, que a pintura final da casa seja feita mais de uma vez, por questão de custos e desperdício de tempo.

Imagem: https://www.venturesonsite.com/news/building-materials-demand-in-qatar-set-to-rise

5. SEU PRECIOSO TEMPO

Apesar de haver um cronograma a seguir para tentar ao máximo ter o controle do final da obra, o tempo que estamos colocando aqui é o seu! Isso mesmo! É um enorme beneficio você poder ter a sua rotina sabendo que há um profissional na sua obra efetuando a compra daquele parafuso, pedindo a entrega daquele saco de rejunte que faltou, negociando valor com mão-de-obra, também ficar tranquila sabendo que ele verificará se o seu sonho como aquele revestimento maravilhoso no hall de entrada será instalado da forma que foi apresentada para você, pois houve orientação do arquiteto para a mão-de-obra, oque um leigo teria dificuldade ou poderia ouvir: “se mudar a peça de pé vai ficar muito mais bonito, está na moda, faço muita casa assim, dona... (sqn!, fica mais fácil mesmo! Rs)

Saber que você será acionada para decidir algumas pendências que estarão previamente solucionadas, precisando apenas do seu aval.

Imagem: wix

Bem, resumindo! Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma, a previsão financeira, solucionar problemas quando/se surgirem e presar sempre pela qualidade de todos os serviços a serem executados, além de ajudar no cumprimento das etapas dentro do cronograma e do orçamento.

Quando quiserem contratar um Arquiteto, tanto para projeto, quanto para acompanhamento de obra, repassem se sua primeira idéia é o quanto isso irá lhe custar, pondere os benefícios, vejam como INVESTIMENTO que estarão fazendo para poderem realizar seu sonho da melhor forma possível.

Ainda está na dúvida se vale a pena ou não contratar arquiteto para gerenciar sua obra? Nós da THACO. estamos sempre a disposição para maiores esclarecimentos. Entre em contato e conheça todos os outros projetos que podemos oferecer.

Mariana Aversa é a arquiteta da THACO. é responsável pelo gerenciamento de obras Para entrar em contato com ela, tirar dúvidas ou até mesmo solicitar um orçamento para o seu espaço CLIQUE AQUI!

#obra #gerenciamentodeobra #arquitetura

89 visualizações
  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube
Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing